top of page

A classe bardo é uma das que mais interagem com o grupo (se não for a que mais) pois, além de possuir buffs, debuffs, curas e dano, lava, passa e cozinha. Pois é, meu caro peregrino, não é tão fácil quanto parece ser um bardo. Ao contrário dos sarcerdotes que possuem buffs de alta duração e custo de mana baixo, um bardo tem que gerar um combinação de acordes para ativar determinados  buffs e isso, sem dúvida, gasta bastante MP.. mesmo porque os buffs de um bardo duram bem pouco e só para os que estão em volta dele no momento. Em contra partida, eles são ótimos e vários possuem efeitos melhores do que os de sacerdote.



Árvores de talento

  • Vento é, sem dúvida, perfeita para aqueles que amam andar por aí buffando (que falta de educação.. rs). Enfatiza bastante o aumento dos efeitos deles fazendo até os outros bardos morrerem de inveja da bitch vento da PT like a boss. Uma build própria para raids e PvE. Seu PvP é meio complicado, contudo, dominando-a, poderá ser um desafio para seus adversários.
  • Água é a aba PvP do bardo pois, possui um ótimo dano além dos aparatos defensivos únicos da aba. É ótima também em PvE solo e possui um UP mais rápido em comparação as demais. Entretanto, em raids, não possui as capacidades de suporte que as demais abas têm.
  • Luz é uma das abas preferidas do jogo pela simples palavra que todo mundo ama: Curar. Sacrificando seus buffs do vento junto com seu dano dá água, a aba luz tem curas e certos buffs que até grandes sacers ficariam espantados. Por possuir uma skill de reviver de baixo custo e cooldown (lv55), junto com uma cura em área e individual excelente, a aba luz se destaca em relação à preferencia dos players. Contudo, seu PvE é um pouco mais complicado pela carência de dano e consumo elevado de MP. Seu PvP é moderado, mas com um bom domínio, dá para ganhar sem muitos problemas.

Jogabilidade

O bardo possui um sistema bem diferenciado de jogo conhecido como ACORDES. Os acordes são gerados por habilidades específicas e tem uma duração média de 30 segundos, podendo ser esticada por determinados talentos. Para gerar um buff, é necessário a combinação de 3 acordes em qualquer posição, ou seja, uma combinação CCE, CEC ou ECC gera o mesmo buff. Vale ressaltar também, que a maioria das habilidades que geram acordes são ofensivas, ou seja, habilidades que são usadas para atacar algo. Então, quase sempre é necessário estar em batalha para dar buffs.


Em geral, os bardos não possuem problemas com o up. Possuem um dano razoável junto com a capacidade de controle de mutidões (CC) se a coisa ficar feia. Para PvE, nenhuma das classes tem problemas pois cada uma delas conta com artifícios para suprir suas necessidades, porém, vale ressaltar que a aba Luz tem um consumo maior de MP pela necessidade de se curar por ter um dano menor. No quesito PvP, a aba Água possui clara vantagem por conta de seus talentos defensivos e alto dano de combate instantâneo, ao contrário da Vento, que precisa de seus buffs para ficar com um dano elevado.



Créditos:

Criado por Maryne
Editado por
Fotos por Sophine

Bardo

bottom of page